sábado, 21 de março de 2020

Eucaristia: O alimento da Verdade

"O alimento da Verdade", são estas as palavras que resumem o segundo parágrafo da Exortação Apóstolica Sacramentum Caritatis, do Papa Bento XVI. 
Em tempos como os que vivemos, em que o povo se encontra impedido de participar presencialmente das Santas Missas em muitas dioceses mundo afora, textos como este nos ajudam a manter a chama do fervor eucarístico acesa em nossos corações, e nos suscitam aquela "fome" da Eucaristia, mencionada em outro contexto por São João Paulo II, na Ecclesia de Eucharistia.

Resultado de imagem para Eucaristia Bento XvI

Eis o texto: 
"O alimento da verdade
2. No sacramento do altar, o Senhor vem ao encontro do homem, criado à imagem e semelhança de Deus (Gn 1, 27), fazendo-Se seu companheiro de viagem. Com efeito, neste sacramento, Jesus torna-Se alimento para o homem, faminto de verdade e de liberdade. Uma vez que só a verdade nos pode tornar verdadeiramente livres (Jo 8, 36), Cristo faz-Se alimento de Verdade para nós. Com agudo conhecimento da realidade humana, Santo Agostinho pôs em evidência como o homem se move espontaneamente, e não constrangido, quando encontra algo que o atrai e nele suscita desejo. Perguntando-se ele, uma vez, sobre o que poderia em última análise mover o homem no seu íntimo, o santo bispo exclama: « Que pode a alma desejar mais ardentemente do que a verdade? » (2) De facto, todo o homem traz dentro de si o desejo insuprimível da verdade última e definitiva. Por isso, o Senhor Jesus, « caminho, verdade e vida » (Jo 14, 6), dirige-Se ao coração anelante do homem que se sente peregrino e sedento, ao coração que suspira pela fonte da vida, ao coração mendigo da Verdade. Com efeito, Jesus Cristo é a Verdade feita Pessoa, que atrai a Si o mundo. « Jesus é a estrela polar da liberdade humana: esta, sem Ele, perde a sua orientação, porque, sem o conhecimento da verdade, a liberdade desvirtua-se, isola-se e reduz-se a estéril arbítrio. Com Ele, a liberdade volta a encontrar-se a si mesma ».(3) No sacramento da Eucaristia, Jesus mostra-nos de modo particular a verdade do amor, que é a própria essência de Deus. Esta é a verdade evangélica que interessa a todo o homem e ao homem todo. Por isso a Igreja, que encontra na Eucaristia o seu centro vital, esforça-se constantemente por anunciar a todos, em tempo propício e fora dele (opportune, importune: cf. 2 Tm 4, 2), que Deus é amor.(4) Exactamente porque Cristo Se fez alimento de Verdade para nós, a Igreja dirige-se ao homem convidando-o a acolher livremente o dom de Deus."

(Continue lendo a Exortação aqui)

Para aumentar ainda mais o enlevo eucarístico, deixo aqui estas imagens belíssimas de uma vigília na Praça de São Pedro em 2013, com a presença do Santo Padre, o Papa Francisco, acompanhadas do Adoro Te Devote:


(de: PapalMusic)

Nenhum comentário:

Postar um comentário